OBJETIVO: relatar as actividades que fomos desenvolvendo ao longo do ano, destacando aspectos técnicos e de segurança com algumas ilustrações, de forma a adquirir qualificações que se enquadram com o objectivo da disciplina.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Vertente social, económica e social nas actividades de aventura, natureza e lazer

Todos sabemos que as actividades desportivas dão muito a cada localidade onde são inseridas, mas por vezes, a falta de informação sobre os acessos, estadias, restaurantes, museus, farmácias, contactos, entre outros, fazem com que o turista/visitante escolha outra localidade para poder praticar as suas actividades desportivas.

No âmbito da disciplina Formação Específica II, fomos ao concelho de Sabrosa, mais propriamente à freguesia de S. Martinho de Anta para fazermos um levantamento destes aspectos referidos mas já com uma pré-pesquisa feita no INE (Instituto Nacional de Estatística).

Para podermos fazer o levantamento destes tópicos utilizamos como ferramenta de orientação a "Lista de controlo para o inventário da oferta turística local" onde o nosso grupo ficou responsável por adquirir informação relativamente à população, actividade económica, comércio e serviços. Para nos ajudar um pouco nesta nossa tarefa também tivemos o prazer de falar e de expor as nossas dúvidas com o Sr. Vereador da Câmara Municipal.

Já com alguns dados na mão, percorremos as ruas tentando encontrar informações que ajudassem na nossa pesquisa perguntando principalmente aos residentes locais que são aqueles que melhor conhecem a terra.

Após esta recolha e, enquanto esperávamos pelo Sr. Vereador, o Professor e todos os alunos reuniram-se para falar sobre todos estes aspectos e fizemos uma pequena simulação se um de nós quisesse fazer um percurso pedestre nesta localidade, começando pelos transportes e acessos, facilidade da informação e acabando pela estadia, restaurantes e locais a visitar para deste modo, trazer mais riqueza e desenvolvimento à localidade.

Depois de alguns minutos, expomos todas as nossas dúvidas ao Sr. Vereador.

De seguida, fomos almoçar a casa do Professor, onde tivemos um bom convívio social, falamos sobre vários assuntos e por fim, fizemos uma conclusão sobre aquilo que realizamos e submetemo-nos  a realizar uma proposta de desenvolvimento a ser entregue ao presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho de Anta.


A baixo apresentamos os dados recolhidos pelo nosso grupo de trabalho:

População total: 2554

Transporte: Aeródromo (10km); 1 Táxi; Autocarros (08h00 - Para Vila Real, 11h45 - Para o Pinhão, 12h00 para Vila Real) (a saber horário: de manhã para Saborosa, de tarde para Saborosa e Vila Real);

Comércio: 4 mercearias, 2 talhos, 1 padaria, feira (dias 6 e 22 de cada mês), artesanato caseiro (tanoeiro, cesteiro);

Serviços Médicos: Uma farmácia, um centro de saúde (com uma enfermeira);

Outros Serviços: 1 ATM, 1ª Bomba de Gasolina, 1 posto dos correios



De referir que os dados apresentados se encontram já sintetizados, de forma a serem colocados num folheto informativo, para que assim a informação passada ao cliente não seja demasiado densa e se torne desinteressante.

Existem ainda outros dados com interesse para o turista, que foram no entanto recolhidos por outros grupos.






Sem comentários:

Enviar um comentário