OBJETIVO: relatar as actividades que fomos desenvolvendo ao longo do ano, destacando aspectos técnicos e de segurança com algumas ilustrações, de forma a adquirir qualificações que se enquadram com o objectivo da disciplina.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Adaptações fisiológicas à montanha

Como sabemos, não há dúvidas que a montanha provoca adaptações nos nossos corpos. Essas adaptações e efeitos, podendo ser crónicas ou agudas, ocorrem ao nível de vários sistemas como o respiratório, cardiovascular, adaptações hematológicas, endócrinas, ventilatórias, morfológicas, etc. 

Neste âmbito, para os mais curiosos, deixamos um conjunto de artigos que possam esclarecer algumas dúvidas e aumentar o nosso (vosso) conhecimento.

Títulos: 


MAIS CONHECIMENTO, MAIOR SEGURANÇA!


A maior caverna do mundo

Han Son Doong, assim se intitula, a maior caverna do mundo.

Situada no Vietnam, esta caverna só foi descoberta há vinte anos, com espaço para construir um conjunto de prédios de 40 andares dentro dela. 

Com o desabamento de terras, permitindo a entrada de luz, também foi possível desenvolver-se uma selva dentro da própria caverna. 
Como se costuma dizer, "mais vale uma imagem do que mil palavras", visitem a foto reportagem da Nacional Geographic aqui.



Para mais informações relacionadas, clique aqui.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Trilho S. Martinho de Anta

1. Informação técnica

No passado dia 09/02/2011, realizamos um Percurso Pedestre na localidade de S. Martinho de Anta, Concelho de Sabrosa. Este percurso teve inicio no Largo de Eiro, terminando no mesmo, sendo um percurso em circuito, com uma distância de 10 km e um desnível de 170 m, nível de dificuldade fácil, com uma duração aproximada de 4 horas.

2. O que encontramos pelo caminho

Logo ao início encontramos referencia ao nosso grande conhecido escritor Miguel Torga, sendo este natural da localidade de S. Martinho de Anta. À medida que progredimos, verificamos que a rocha predominante é o granito, onde nas suas encostas encontra-se afloramentos de vegetação arbustivo e arbóreo. Relativamente ao património arqueológico vimos a Mamoa I de Madorras, o Castro de Sabrosa ou da Sancha, o Reduto de Cimeiro ou até a Capela de Nossa Senhora da Azinheira.

3. Aspectos profissionais

Não fazendo parte do percurso, mas com um visão no futuro, aproveitamos para visitar o parque que ainda se encontra em construção, Nature Aqua Park, onde possivelmente um dia possamos vir a trabalhar.











OBSERVAÇÕES: na nossa opinião o percurso apresenta alguns erros de marcação técnica, pecando por excesso ou por defeito, no número de marcações, assim como na própria colocação das marcas, estando mal direccionadas. Observamos também que o primeiro terço do percurso era dispensável, apresentando uma paisagem pouco atrativa.